IDEIAS AZUIS
Soluções inspiradoras para o futuro do oceano
Para além do diagnóstico dos já graves e conhecidos problemas que o oceano enfrenta – aquecimento, poluição, sobrepesca, destruição de ecossistemas e da biodiversidade, dentre tantos outros – a SP Ocean Week 2023 apresentou uma série de 15 painéis em formato de videocasts com renomados especialistas que apontarão caminhos para se atingir as metas da Década do Oceano e garantir um futuro saudável, seguro, produtivo e sustentável para os nossos mares.
Cultura Oceânica
Rumos para a formação de uma geração azul
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
Ciência Viva, Portugal. em Física pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Atualmente é Diretora Executiva da Ciência Viva, co-coordenadora do grupo temático sobre espaço do Ecsite e preside o Advisory Committee on Education da Agência Espacial Europeia (ESA), coordenando o ESERO Portugal, programa educativo estabelecido entre a ESA e a Ciência Viva, e atuando ainda no Pilar “Competências Azuis e Literacia do Oceano” do Plano de Ação do Atlântico 2.0 da União Europeia.
UFABC Bióloga, professora associada na Universidade Federal do ABC, orienta pesquisas em nível de graduação e pós-graduação com educação ambiental marinha e costeira e ciência cidadã.
Exploradora e documentarista Instrutora de Mergulho com mais de 5.000 mergulhos logados, médica especializada em Medicina de Expedições em Áreas Remotas e Embaixadora do WWF Brasil, Instituto Rede Mar, Instituto Ecosurf e Ocean Wise.
Cultura oceânica nas escolas
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
UNIFESP, Projeto Maré de Ciência Professor da Universidade Federal de São Paulo, co-presidente do Grupo de Comunicação Estratégica para a Década do Oceano da UNESCO, membro do Programa Cultura Oceânica com Todos da UNESCO e do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da COI UNESCO.
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Prefeitura de Itanhaém Bióloga Marinha e pedagoga com MBA em Gestão Ambiental, mestranda em ecologia, assessora de Educação Ambiental na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Itanhaém-SP.
Secretaria de Educação, Prefeitura de Santos Biólogo, especialista em Ciência e Tecnologia e mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Atua como técnico da Secretaria de Educação de Santos, como professor, coordenador pedagógico e formador de gestores e professores da rede pública e privada.
Secretaria de Educação, Balneário Camboriú Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, doutoranda em Educação, atua em pesquisas de Alfabetização Científica e Cultura Oceânica. É integrante do Comitê pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú e professora efetiva na rede municipal de Balneário Camboriú.
Conservação da biodiversidade
Áreas Marinhas Protegidas para além do papel
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
ICMBio/Alcatrazes Chefe do ICMBio Alcatrazes (Blue Parks 2023), analista ambiental do ICMBio com mestrado em Planejamento e Gestão de Áreas Marinhas Protegidas.
SOS Mata Atlântica Ambientalista, mestre em Administração de Sistemas de Informação e especialista em Bancos de Dados. Desde 1990 faz parte da equipe da Fundação SOS Mata Atlântica e, entre 1994 e 2021, coordenou o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, foi diretora de Projetos e diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, entre 2000 e 2022, e atualmente é presidente do Conselho da Fundação SOS Mata Atlântica.
Fundação Florestal Procurador do Estado de São Paulo e diretor-executivo da Fundação Florestal. Especialista em Direito Ambiental e Direito do Estado pela escola superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, mestre em direitos difusos e coletivos pela PUC-SP, foi membro do CONDEPHAAT e do CONSEMA.
O sucesso das iniciativas na conservação da vida marinha
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
Presidente da Sea Shepherd Brasil. Formada em comunicação e ciências sociais, sua missão é fazer a ponte entre pessoas e o planeta. Nathalie trabalhou 17 anos com estratégia de negócios para as maiores corporações do mundo, no Brasil e na Inglaterra. Após meses como marinheira a bordo de um dos navios da Sea Shepherd, há 5 anos direciona sua expertise para onde a estratégia é mais necessária no mundo: para o ativismo e o planeta. Hoje Presidente da Sea Shepherd Brasil, contribuiu para a criação
WWF Brasil Coordenadora do Programa Marinho e Mata Atlântica do WWF-Brasil. Tem mais de dez anos de experiência com conservação em organizações públicas e privadas. No WWF-Brasil trabalha com boas práticas produtivas e conservação, alinhando o uso sustentável dos recursos naturais com estratégias de conservação da biodiversidade, promovendo o desenvolvimento sustentável em ambientes terrestres, costeiros e marinhos.
Rede Biomar Biólogo, doutor em Comportamento Animal e pós-doutorado em Biologia Funcional e Estrutural. Co-fundador, pesquisador e Coordenador Institucional do Projeto Golfinho Rotador – Fernando de Noronha. Fundador e Coordenador Projeto Cetáceos – UERN. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede (PRODEMA-UFRN).
Oceanólogo com 25 anos de experiência em projetos de conservação no setor costeiro e marinho. Hoje atua como Campaigner Sênior de Oceanos no Greenpeace Brasil. Tem experiência com unidades de conservação marinhas e biodiversidade, oceano e clima, gerenciamento costeiro e gestão participativa da pesca artesanal. Trabalha também como fotógrafo e documentarista.
Segurança alimentar: pesca e aquicultura sustentáveis
Pesca artesanal: saber tradicional para a sustentabilidade
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
Diretor científico da Oceana, graduado em Oceanografia e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Trabalhou como cientista pesqueiro na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e como consultor em pesca.
Comunidades Caiçaras Pescadora da Praia do Peres em Ubatuba, é integrante da Coordenação Nacional das Comunidades Tradicionais Caiçaras e coordenadora do GT pesca do Fórum de Comunidades Tradicionais. Integra a equipe do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina e é militante do movimento dos pescadores e pescadoras do Brasil.
UNIFESP Cientista ambiental com experiências de trabalhos voltados para a relação entre sociedade e natureza, governança ambiental, áreas marinhas protegidas, comunidades tradicionais e pesca artesanal. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, no projeto PactoMar - Pesca Artesanal e Conflitos Socioambientais Marinhos.
Fazendas marinhas: uma alternativa azul
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
Biólogo, professor do Programa de pós-graduação em Aquicultura do Centro de Aquicultura da UNESP. Editor-chefe dos periódicos Aquaculture Reports (Elsevier) e Fishes (MDPI). Atua no projeto AquaVitae financiado pela União Europeia. Coordena a rede pesquisa em sustentabilidade.
Mestre em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como assessor técnico no Ministério da Pesca e Aquicultura de 2009 a 2015. É fundador e diretor da Aruanã, empresa especializada em consultoria em marcos regulatórios
Redemar Alevinos Médica veterinária formada pela USP e mestre em fisiologia. Desde 2007 trabalha como pesquisadora autônoma e responsável técnica pela empresa REDEMAR Alevinos, o único laboratório comercial de produção de alevinos de peixes marinhos no Brasil e o único no mundo a produzir alevinos de garoupa verdadeira.
Economia Azul
Estratégias para consolidação da economia azul no Brasil
Mediação: Beatriz Santomauro, jornalista
Direção-Geral de Política do Mar, Portugal Doutorada em Biomedicina pelo Imperial College de Londres e Pós-Graduada em Liderança e Estratégia nas Indústrias da Biotecnologia e Farmacêutica pela Harvard Business School. Exerceu o cargo de Diretora Geral da Política do Mar do Ministério do Mar, no XXII Governo de Portugal e atualmente é Investigadora Coordenadora e detentora da Cátedra ERA CHAIR BESIDE na Universidade de Aveiro/CESAM, Mission Board Member da Missão Europeia Restaurar os Oceanos
SECIRM Oficial da Marinha do Brasil, Bacharel em Eletrônica pela Escola Naval. Graduado no Curso de Hidrografia pela Diretoria de Hidrografia e Navegação. Mestre em Engenharia Geodésica e Geomática pela University of New Brunswick, no Canadá. Desde 2018, trabalha na Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), onde exerce a função de Encarregado do Planejamento Espacial Marinho.
Graduado em Administração e Direito, com pós graduações e mestrado em Administração Pública, empregado do BNDES, já tendo passado por diversas áreas no banco, hoje está na Área de Meio Ambiente, no Departamento de Meio Ambiente e acompanhando a agenda do Planejamento Espacial Marinho.
Inovação: as novas fronteiras da economia azul
Sebrae Graduada em Administração, especialista em gestão de projetos, empreendedorismo, gestão em agronegócio e aquicultura de formas jovens. Atualmente é Coordenadora Nacional do Agronegócio do Sebrae Nacional.
Repsol Sinopec Brasil Engenheiro mecânico pela UFSC com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. trabalha com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Repsol, atuando em projetos técnicos em poços e liderando projetos em sustentabilidade.
Rede Oceano Limpo – Cátedra Unesco Biólogo formado pela UNICAMP, onde também fez mestrado e doutorado em Ecologia. É professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano (IEA/IOUSP). Estuda o ambiente marinho por vários ângulos, buscando navegar nos caminhos da pesquisa interdisciplinar e da integração da ciência com a sociedade.
Showcase de inovação
Apresentação de casos de sucesso em inovação e empreendedorismo na economia azul, sob a coordenação de:
Ilhahub, hub de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação em Ilhabela, focado em soluções para a Economia Azul.
Empreteco. Administrador pela ESPM, com MBAs em Marketing na FGV e Digital Business na FIAP. Pesquisador e entusiasta de gestão, empreendedorismo e inovação. Mais de 20 anos de experiência profissional, sendo boa parte em consultoria de gestão, passei também por multinacionais como Sherwin Williams e Ajinomoto. Sou mentor de startups e investidor. Fui Head do Turistech Hub, focado em inovação no setor do turismo, e Head de Investimentos do Sebrae for startups, auxiliando negócios inovadores.
Consultor de inovação no Sebrae, formado em Administração de Empresas com Habilitação em Marketing. Desenvolve territórios através do desenvolvimento da inovação e a Economia Azul. Idealizador do Corredor Azul Paulista, uma iniciativa para desenvolvimento econômico e sustentável da Costa Paulista, incluindo as populações, suas culturas e preservando a natureza.
Oceano Limpo
Saneamento básico: rio limpo, mar limpo
Mediação: Marcos Coronato, Um Só Planeta
Plataforma de Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil Jornalista de formação pela Universidade de Taubaté e mestre em Sustentabilidade e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Por quase uma década gerenciou a comunicação, relações governamentais e empresariais e publicações do Instituto Trata Brasil, OSCIP brasileira de saneamento básico, além de participar da criação inédita do Painel de Mudanças Climáticas de Curitiba/PR, sendo consultor de indicadores de água e saneamento.
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico Engenheiro ambiental e mestre em engenharia ambiental pela UFT com experiências em elaboração de planos e projetos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Servidor público cedido à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA, no qual trabalha na edição de normas de referência para a regulação da prestação dos serviços públicos de saneamento básico.
CETESB Bióloga com mestrado em Ecologia pela USP e doutorado em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalha na CETESB há 35 anos, sendo gerente do Setor de Águas Litorâneas há 25 anos.
AEGEA. Químico Industrial pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz e Pós- Graduado em Comunicação Estratégica pela USP, possui sólida experiência nas áreas Social e Ambiental Por 11 anos foi Presidente do Instituto Trata Brasil. Atualmente é o Presidente do Instituto Aegea, sendo responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa no Brasil.
Como conter o lixo no mar
Mediação: Elisa Alves Campos, Um Só Planeta
Menos Um Lixo Ativista da regeneração, palestrante, escritora e agora mentora de mulheres para a reconexão com seu feminino. Idealizadora do Menos 1 Lixo e do copinho retrátil de silicone, pioneiro no Brasil. Foi por 4 anos defensora da Campanha Mares Limpos, pela ONU Meio Ambiente Brasil e escreveu seu primeiro livro: Homo Integralis, uma Nova História Possível para a Humanidade
Rede Oceano Limpo – Cátedra Unesco Biólogo formado pela UNICAMP, onde também fez mestrado e doutorado em Ecologia. É professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano (IEA/IOUSP). Estuda o ambiente marinho por vários ângulos, buscando navegar nos caminhos da pesquisa interdisciplinar e da integração da ciência com a sociedade.
Ministério do Meio Ambiente Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, com atuação na implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do MMA e ponto focal do projeto TerraMar (MMA/ICMBIO/GIZ). Bacharel em direito com mestrado em Políticas Públicas.
Aliança para o Futuro do Oceano
Plataforma nacional para manifestações dos signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano
Painel 1 – Idealizadores do Compromisso para o Futuro do Oceano
Mediação: Alexander Turra - Rede Oceano Limpo e Cátedra Oceano
UNESCO. Cientista político de formação (Universidade de Brasília - UnB) e mestre em gestão de projetos (University College London - UCL). Atuou como consultor de responsabilidade social e sustentabilidade para empresas de petróleo e mineração no início de 2000 a 2002. Desde 2002 trabalha na UNESCO e atualmente é o coordenador dos programas de Ciências Humanas e Sociais (SHS) e Ciências Naturais (SC) da UNESCO no Brasil. Pelo setor de ciências humanas e sociais da UNESCO.
Pacto Global. Especialista em sustentabilidade, formado em Gestão (FGV) e com mestrado em Desenvolvimento Sustentável (UCB), com foco de estudos em pagamentos por serviços ambientais PSA. Atua há 26 na área de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico, cooperação internacional, Amazônia e gestão ambiental no Brasil. Na sua trajetória Alexander ocupou funções de liderança na The Nature Conservancy (TNC), Huawei Technologies, Fundação Fairnetzen, United Nations Development Program
Frente Ambientalista. Deputada estadual em seu segundo mandato pela Rede Sustentabilidade. Tem como pautas prioritárias a infância, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, segurança pública e direitos humanos, além da vida segura de mulheres e meninas. É coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista na Alesp.
Painel 2 – Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano – Patrocinadores
SP Ocean Week
Mediação: Leandra Gonçalves - BPBES
Supervisora de Sustentabilidade e Marketing da Odontoprev Formada em Engenharia Ambiental, com especialização em Sustentabilidade pela UC Berkeley. Possui mais de 8 anos de experiência nas temáticas ambientais, atuando com projetos de impacto. Apaixonada pelo oceano, na Odontoprev Thais foi uma das idealizadoras da Expedição Ondas Limpas na Estrada, estudo científico pioneiro que gerou dados sobre o perfil dos resíduos de todo o litoral brasileiro.
Administradora com MBA em Gestão Empresarial na FGV. É responsável por Relacionamento com Comunidades na Repsol Sinopec, atuando com projetos socioambientais com foco em sustentabilidade, energia, educação, cultura e meio ambiente.
Sebrae Graduada em Administração, especialista em gestão de projetos, empreendedorismo, gestão em agronegócio e aquicultura de formas jovens. Atualmente é Coordenadora Nacional do Agronegócio do Sebrae Nacional.
AEGEA. Químico Industrial pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz e Pós- Graduado em Comunicação Estratégica pela USP, possui sólida experiência nas áreas Social e Ambiental Por 11 anos foi Presidente do Instituto Trata Brasil. Atualmente é o Presidente do Instituto Aegea, sendo responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da empresa no Brasil.
Gerente executiva de Comunicação Corporativa & Sustentabilidade da Santos Brasil desde 2018. Franco-brasileira, com sólida carreira internacional, é formada em administração de empresas pela Novancia Business School de Paris, com MBA em Comunicação Empresarial e Institucional pela ISC Paris e especialização em Comunicação Empresarial pela ESPM-SP. É membro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje e dos Conselhos ESG e Feminino da Brasil Export.
Formada em Gestão Ambiental pela EACH-USP, atua como Head de Sustentabilidade do grupo L`Occitane no Brasil.
Painel 3 – Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano –
Empresas e Associações
Mediação: Luciana Yokoyama Xavier - CÁTEDRA OCEANO
Rede Biomar/Petrobras Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou diferentes funções de gestão na Petrobras, associadas a estudos de inteligência competitiva, elaboração e monitoração de cenários corporativos de longo prazo, bem como projeções macroeconômicas e energéticas. Atualmente é Gerente de Reflorestamento e Projetos Ambientais na Gerência Executiva de Responsabilidade Social.
Fundação Grupo Boticário. oceanógrafa com mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Especialista em Conservação da Biodiversidade na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, contribuindo na seleção, aprimoramento e potencialização de soluções para conservação da natureza.
Professora doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, escritora, jardineira, educadora da Carta da Terra, da Agenda 2030 com foco nas ODS relacionadas à igualdade de gênero, educação de qualidade e vida sobre a Terra. Coordena o AMAR: Ação Ambiental Marina Porto Bertioga, à beira do Rio Itapanhaú, que desagua no mar, no município de Bertioga, Litoral Norte de São Paulo.
Graduado em Administração, Pós em Políticas Públicas Sustentáveis com ênfase em Cooperativas de Triagem e Coleta Seletiva, Logística Reversa e Economia Circular, Extensão e Aperfeiçoamento em Empreendedorismo e Inovação, Mestrado em Teologia com linha de pesquisa Ética e Gestão de resíduos sólidos e inclusão social de catadores(as), cooperado da FlexCoop, Zona Oeste RJ, educador, pesquisador e gestor socioambiental, membro da Rede Oceano Limpo-RJ e Cátedra da Unesco.
Elisa Homem de Mello é escritora, relações públicas e jornalista, formada em Comunicação Social (UNESP/Bauru). Pós-graduada em: Engenharia Renovável - UT Austin; Economia Circular - TU Delft; Big Data e Físicas Sociais - MIT; e Marine Litter - Open Universiteit of Netherlands. Atua como produtora de conteúdo ambiental em sua agência, EBVB, fundada em 2001. Desde 2003, é membro da Global Network of Social Initiatives in Water Management/ONU Água.
16h45
Painel 4 – Signatários do Compromisso para o Futuro do Oceano – Entidades
Mediação: Adriana Lippi - Liga das Mulheres pelo Oceano
Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca - IMMI. Formada em Gestão Ambiental, técnica em meio ambiente, presidente do conselho municipal de defesa do meio ambiente, vice-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca (IMMI).
Grupo de pesquisa Monitoramento Integrado de Manguezais. Docente da UNESP, vinculada ao curso de Engenharia de Pesca e ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros. É bióloga, formada pela UERJ, com mestrado e doutorado pelo IOUSP. Tem pós-doutorado na Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e no INPE. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Monitoramento Integrado de Manguezais, membro do Grupo de Especialistas em Manguezais da IUCN e da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Associação Nossa Guarapiranga - ANGua. Velejador, engenheiro agrônomo, diretor executivo da Associação Nossa Guarapiranga (ANGua) e diretor de meio ambiente da Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo (ACESC).
17h45
FECHAMENTO com Alexander Turra - Cátedra Oceano