top of page
2.png

CAIS DO PORTO 2023

Inspirar, informar, divertir e engajar: todos os públicos da SP Ocean Week atracam no Cais do Porto, um espaço expositivo repleto de atrações para toda a família.

Instalado no foyer do Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina, no Cais do Porto você encontra stands das ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa oceanográfica, o palco Mar Aberto, com oficinas, apresentações artísticas, palestras, sessões de autógrafos e uma intensa programação, exposições de fotos, de conchas e de maquetes de embarcações artesanais, lojinha e muito mais. Todos os dias das 9h às 18h.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PALCO MAR ABERTO!

 

Veja a seguir quem estará conosco, esperando por você. 

AOCEANO

A Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO é uma instituição sem fins lucrativos e que tem o propósito congregar e representar seus associados em ações voltadas ao exercício ético e pleno da profissão de Oceanógrafo(a) e do estímulo ao desenvolvimento da ciência e o ensino em Oceanografia. Nós também desenvolvemos iniciativas que promovem o compartilhamento de informações de interesse dos Oceanógrafo(a)s, além de representá-lo(a)s enquanto entidade de classe. Nossa expectativa em participar da  SP Ocean Week é de poder divulgar, para os mais variados públicos que participam do evento, as ações da AOCEANO na promoção e no desenvolvimento da profissão de Oceanógrafo(a). Estaremos presente na SP Ocean Week divulgando as nossas atividades, enfatizando a importância da atuação do(a)s Oceanógrafo(a)s para a promoção da Cultura Oceânica, da Economia Azul e do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

AQUÁRIO DE UBATUBA

O Aquário de Ubatuba, fundado em 1996, foi o primeiro do segmento privado a abrir para visitação pública. Um pequeno grupo de oceanólogos investiu no empreendimento a fim de unir educação, conscientização ambiental e entretenimento.

Reconhecido como um dos melhores aquários do Brasil e da América do Sul, é uma das melhores opções de lazer educativo no litoral norte de São Paulo. O Aquário de Ubatuba (www.aquariodeubatuba.com.br) permite aos visitantes o privilégio de conhecer mais de 100 espécies, ao mesmo tempo em que aprendem a valorizar a rica biodiversidade dos mais variados ecossistemas aquáticos de forma auto didática e descontraída.

A Diretoria do Aquário e outros profissionais ligados à proteção do meio ambiente fundou e manteve desde sua criação em 1998, o Instituto Argonauta (www.institutoargonauta.org), uma ONG sem fins lucrativos, reconhecida em 2007 como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), para auxiliar na captação de recursos e execução de projetos voltados para a preservação e conservação dos oceanos, da costa e do meio ambiente em geral.

BMAK BANCO DE MICRORGANISMOS (IO-USP)

bmak_png.png

O Banco de Microrganismos Aidar & Kutner (BMAK), do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, é um laboratório multiusuário que abriga o maior acervo de microalgas marinhas do Brasil, representando importante reserva de patrimônio genético, disponível para estudos de taxonomia, fisiologia, ecologia, ecotoxicologia e biotecnologia (dentre outros), para pesquisadores, alunos e empreendedores de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A infraestrutura também conta com uma sala climatizada, equipamentos e materiais para a pesquisa com cultivos de microalgas. A coleção foi iniciada na década de 1970 pelo Prof. Clóvis Teixeira e ampliada pela Profa. Dra. Elizabeth Aidar. A Dra. Myrian Kutner, especialista em taxonomia do fitoplâncton, também foi homenageada no nome da coleção. O trabalho desenvolvido no BMAK visa o ensino, a pesquisa e preservação dos recursos biológicos marinhos, bem como o desenvolvimento sustentável com a exploração e aplicação dos produtos das microalgas e seus serviços ambientais.

Curadora: Dra. Flávia Saldanha-Corrêa- fsalcorr@usp.br

PROJETO CORAL VIVO

O Projeto Coral Vivo nasceu em 2003 no Museu Nacional – UFRJ, através de pesquisas sobre as comunidades coralíneas. Possui Base de Pesquisa e Visitação em Arraial d’Ajuda, sul da Bahia, e pontos focais em Pernambuco, Abrolhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo do tempo vem aperfeiçoando sua atuação, contribuindo para a melhora do estado de conservação dos ambientes coralíneos brasileiros contemplando a sustentabilidade socioambiental. Visamos envolver e conscientizar a sociedade para a importância, as oportunidades e os desafios para conservação e uso sustentável dos ambientes coralíneos, além de subsidiar políticas públicas atuando junto a esferas governamentais e da sociedade organizada.

O Projeto Coral Vivo deseja abrir as comemorações de seus 20 anos durante o evento SP Ocean Week 2023, quando também iniciará sua atividade dentro da Década do Oceano, onde levaremos a campanha “A ciência que precisamos para o futuro que queremos”. Propomos um estande com atividades para crianças e jovens com um aquário de invertebrados marinhos, uma mostra de esqueletos de corais, varal de fotografias, contação de histórias, uso de óculos de realidade virtual, jogos e brincadeiras e a apresentação de filmes e curtas.

DEEP LAB – INSTITUTO OCEANOGRÁFICO DA USP

O oceano profundo é o maior ecossistema do Planeta Terra, e também o menos conhecido por nós. A altíssima pressão, baixa temperatura e ausência parcial ou total de luz solar fazem com que os organismos que habitam esta região tenham adaptações extremas de anatomia e fisiologia para captura de alimento, camuflagem, reprodução e, até mesmo, produção da sua própria fonte luminosa através de bioluminescência ou de biofluorescência. Apesar de ser tão remoto e vasto, é um ecossistema extremamente sensível aos impactos antropogênicos, que faz parte de nosso cotidiano como fonte de alimento através da pesca, serviços ecossistêmicos (fluxo de matéria), produtos da mineração (ferro e

calcário), petróleo e gás natural, biotecnologia para fármacos, além do acúmulo de lixo oriundos de áreas costeiras ou despejados por navios e plataformas.

 

No Laboratório de Diversidade, Ecologia e Evolução de Peixes – DEEP Lab, do Instituto Oceanográfico da USP são realizados estudos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), sobre a diversidade desses organismos, assim como a interação entre ser humano e o ambiente. Nossa proposta é levar uma mostra sobre o oceano profundo na Zona Econômica Exclusiva Brasileira, através de fotografias, posters, exposição de exemplares (equipamentos, peixes, invertebrados e resíduos humanos), e da interação com os entre os pesquisadores e participantes do evento. O objetivo é conscientizar o público de todas as idades, sobre a importância de conhecer melhor o oceano profundo, para poder preservá-lo através de uma experiência positiva marcada pela interatividade e disseminação de conhecimento.

ESCOLA MUNICIPAL DE VELA DE ILHABELA – EVI

A Escola Municipal De Vela De Ilhabela – EVI, é uma instituição pública da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilhabela – SP e possui sua sede na avenida Santos Dumont, s/nº, praia do Pequeá.

A escola teve início no ano de 2002, com a implementação de um polo do Projeto Navegar (projeto esse de autoria do então Secretário Nacional de Esporte, Lars Grael).

Entre 2014 e 2016, foi construído o atual prédio que abriga a Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, nome dado em homenagem ao criador do projeto que viabilizou a implantação de uma escola de vela no município.

Durante todos esses anos, a EVI atende a diversas classes de vela, porém o foco da escola tem sido o fomento da vela na base (Optimist), utilizando o esporte como ferramenta de formação de cidadãos, trabalhando a interdisciplinaridade entre esporte, cultura, educação e meio ambiente, além de integrarmos todas as classes sociais através da Vela.

EVI_LOGO.jpeg
Captura de Tela 2023-07-24 às 11.01.53.png

CONQUILIOLOGISTAS DO BRASIL

A Conquiliologistas do Brasil foi fundada em 23 de setembro de 1989 com sede em São Paulo – SP, com o intuito de divulgar e pesquisar a conquiliologia (estudo das conchas), e reunir pesquisadores e colecionadores no Brasil.

Colaboramos com biólogos brasileiros com nossas informações importantes sobre habitat, com material colhido durante nossas expedições, bibliografia e distribuição geográfica. Através de nossas reuniões mensais divulgamos trabalhos realizados por meio de palestras audiovisuais e experiências de coletas, limpeza e identificação de material.


Promovemos exposições de conchas em locais diversos como escolas, museus, bibliotecas e instituições privadas para divulgação de nossos trabalhos ou simplesmente para mostrar a beleza das conchas.

Contato : José Roberto (11) 99193 8060

www.conchasbrasil.org.br

FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição apoia ações que aproximem diferentes atores em busca de soluções para os principais desafios ambientais atuais.

Com base nesse objetivo, apoiamos o projeto FIOTRAR, da ONG Cabelegria, que utiliza os cabelos não aproveitados na produção de perucas para pacientes oncológicos e os transforma em mantas que auxiliam na remoção de óleo em casos de acidentes ambientais no oceano.

Em 2023, teremos uma ativação especial durante a SPOW, onde ofereceremos aos participantes um corte de cabelo gratuito em nosso salão de beleza móvel. Durante o evento, eles terão a oportunidade de conhecer a máquina responsável pela confecção das mantas e ver como seus próprios cabelos podem contribuir para essa transformação em prol da saúde do oceano.

FundacaoGrupoBoticario.OriginaisEletronicos.Logomarca.03.Preferencial.Horizontal.SemTaglin

GREENPEACE BRASIL

Greenpeace_Logo_Green_RGB.png

O Greenpeace Brasil irá participar da SP Ocean Week para apoiar a mobilização em defesa da vida marinha. Proteger os oceanos e a biodiversidade dos mares é uma tarefa urgente, e nos somamos às frentes que se articulam para pensar os caminhos que precisamos percorrer para que nosso gigante azul seja preservado.


Estaremos no evento discutindo sobre o tema, possibilitando trocas e conversas, com destaque para experiências lúdicas e imersivas: além de um jogo de tabuleiro, teremos um  óculos de realidade virtual que pode nos levar para uma viagem incrível pelas profundezas dos oceanos, com visualização de 360º! Também estaremos com brindes para as pessoas que viverem esse momento com a gente.

 

Esperamos vocês no nosso stand! #JuntosSomosGreenpeace #ProtejaOsOceanos   

INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO COSTEIRA ICC

O ICC levará a mostra “Descubra a área de Proteção Ambiental: Baleia Sahy”, que já rodou com sucesso em diversos locais como o Metrô de São Paulo (Via Mobilidades), centros educacionais, casa de cultura, restaurantes, eventos ambientais, entre outros.

A exposição conta 20 painéis que colocamos frente e verso em 10 estruturas; Painéis ilustrados com imagens de espécies da Mata Atlântica e belas paisagens da área preservada, entre rios, praias e monumentos culturais e históricos. A mostra também serve como plataforma para apresentar o trabalho que o ICC promove na região ao formar um corredor ecológico que interliga parques com outras áreas de proteção e a relação da sociedade com esses espaços, seja por meio do turismo e lazer seja pela presença das comunidades tradicionais, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável do município e a saúde dos oceanos.

logo ICC (1) (1).jpg

Uma super oportunidade para os visitantes que circulam pelo evento conhecer um pouco mais das belezas e diversidades do litoral norte paulista, além de reforçar a conscientização a respeito dos cuidados necessários com o meio ambiente, levando sempre ao entendimento da grande massa que a proteção e preservação dos oceanos começa na serra do mar, nos manguezais.

EXPOSIÇÃO BARCOS DO BRASIL – MUSEU NACIONAL DO MAR

Inaugurado em 1991, o Museu Nacional do Mar é considerado o mais importante museu dedicado à temática náutica da América Latina, com ênfase às embarcações tradicionais brasileiras. Por sua extrema relevância, o acervo do Museu Nacional do Mar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sendo oficialmente reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.

Parte importante do seu acervo é a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo, um conjunto de cerca de 240 maquetes que reproduzem fielmente e na mesma escala a rica diversidade barcos de construção artesanal, principalmente do Brasil, mas também do exterior.

Durante a SP Ocean Week será exposta uma amostra significativa desta coleção, expressão das principais culturas litorâneas do Brasil ­– jangadeiros, caiçaras e açoreanos.

INSTITUTO ARGONAUTA

O Instituto Argonauta é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua na conservação do ambiente marinho e costeiro, com foco no litoral norte do estado de São Paulo. A instituição foi fundada em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba, e tem como objetivo principal a proteção dos ecossistemas marinhos e das espécies que neles habitam.

Instituto Argonauta

O Instituto realiza diversas atividades e projetos para alcançar seus objetivos de conservação. Entre suas principais iniciativas estão a reabilitação de animais marinhos, que são resgatados feridos ou debilitados nas praias da região através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Além disso, promove ações de educação ambiental, sensibilizando a comunidade local e visitantes sobre a importância da conservação dos ecossistemas marinhos.

Outra atividade relevante do Instituto Argonauta é a pesquisa científica, que busca ampliar o conhecimento sobre as espécies marinhas e seus habitats. Através dos estudos e monitoramentos realizados, a organização contribui para o desenvolvimento de estratégias de conservação e políticas públicas voltadas para a preservação do litoral norte. O trabalho do Instituto Argonauta é desenvolvido em parceria com outras instituições e conta com o apoio de voluntários e colaboradores engajados na causa da conservação marinha. A instituição também promove a participação da sociedade por meio de programas de voluntariado e atividades de educação ambiental.

Entre os projetos desenvolvidos pela instituição, além do PMP-BS, estão o Museu da Vida Marinha, a embarcação Nautilus, o Projeto Lixo Marinho, o Projeto de Avistagem e Monitoramento de Mamíferos Marinhos Argonauta (AMMA), o Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos (CRETA) e o Centro de Documentação do Litoral Norte – CD/LN.

INTERANTAR_LOGO.png

INTERANTAR

O InterAntar é um programa de divulgação das ciências polares, organizado em uma rede de cientistas e educadores brasileiros e estrangeiros que interagem entre si para a criação, execução e disseminação de conhecimento sobre as regiões polares e suas influências nas mudanças climáticas. 

 

Seu objetivo principal é contribuir para a formação da mentalidade antártica brasileira e para isso produz materiais para a divulgação e o ensino das ciências polares, como: jogos, livros, vídeos, podcasts, simulações, museu virtual e cursos.

EXPOSIÇÃO RAIAS DA GUANABARA

A Exposição Raias da Guanabara tem como objetivo a divulgação da biodiversidade de raias que existem no estado do Rio de Janeiro. Atualmente a Baía de Guanabara – uma das baías mais importantes do Brasil – apresenta uma diversidade estimada de sete espécies de raia. No entanto, durante a expedição, o Instituto Mar Urbano observou que existem pelo menos 10 espécies que transitam pela região, além de toda a diversidade de organismos que é desconhecida pela população.

Logo horizontal instituto .png
Raia-manteiga-Dasyatis-hypostigma-Praia-Vermelha-Urca-RJ-300x200.jpeg
Logo_MMC-Ubatuba-Original (1).png

MONITORAMENTO MIRIM COSTEIRO DE UBATUBA

O MMC Ubatuba está ativo desde 2019 e foi a primeira cidade do litoral brasileiro a replicar a metodologia pioneira de Educação Socioambiental criada pelo Instituto Monitoramento Mirim Costeiro de Garopaba, que consiste em transformar crianças em “Guardiãs Mirins do Oceano”. Os pequenos se tornam pesquisadores e monitores mirins do litoral que vivem, conhecendo de forma prática sobre as características desse ecossistema e sobre a importância de preservar suas riquezas socioculturais e ambientais.
 

E para navegar por todo território de Ubatuba, nós construímos uma Canoa. É a nossa van que foi transformada em ‘sede itinerante’ e que conta com um ‘Mini Museu do Oceano’ e biblioteca com livros didáticos e temáticos da área. Assim, o IMMC em Ubatuba levará a metodologia, não somente para as escolas, mas também para as comunidades tradicionais indígena, quilombola e caiçara da região.


É com grande satisfação que a nossa ‘Canoa’ estará no SP Ocean Week.

NAUI

A NATIONAL ASSOCIATION OF UNDERWATER INSTRUCTORS é uma Associação Mundial sem fins lucrativos e democrática, que foi fundada em 1960, pioneira em padronização internacional de treinamentos especializados para a prática do mergulho autônomo, legalmente estabelecida no Brasil desde 1996.


É reconhecida e respeitada mundialmente, sendo a mais presente em meios acadêmicos, científicos e militares. Um bom exemplo é a participação de instrutores da NAUI nos treinamentos de astronautas na Agência Espacial Americana NASA, na Unidade de Experimentos de Mergulho da Marinha Americana NEDU e o United States Navy’s SEAL Teams (ambos da US NAVY), Guarda Costeira Americana (US Coast Guard), A Academia Militar de US Point (U.S. Army), na Academia Americana de Ciências Subaquáticas (AAUS)  e de muitas outras instituições de grande reputação em várias partes do mundo.

Membros NAUI também estão presentes em várias unidades de nossas forças armadas, bem como em unidades de diferentes estados da união, assim como em importantes entidades de pesquisa e ensino superior.


Seus padrões para formação de mergulhadores e instrutores em todos os níveis recreativo e técnico, foram a maior referência para a consolidação da Indústria Mundial do Mergulho.

2015 NAUI Logo Square_Brazil-01.jpg

OCEANA

Oceana_Portuguese_SideTagline_2Blue_CMYK.png
Oceana_Andressa Anholete - Pescadores e Pescadoras demandam uma nova lei da pesca.jpg

A Oceana é a maior organização internacional de advocacy dedicada exclusivamente à conservação do oceano. Trabalha com base na ciência para recuperar a abundância dos oceanos e garantir a saúde da biodiversidade marinha por meio de mudanças nas políticas públicas.

 

As campanhas da Oceana apresentam resultados efetivos e explícitos em mais de 275 vitórias contra a sobrepesca, a destruição de habitats, a poluição por óleo e por plástico e a perda de espécies ameaçadas, como tartarugas, baleias e tubarões. Um oceano saudável possibilita que 1 bilhão de pessoas desfrutem de uma refeição de pescados todos os dias, para sempre.

 

A Oceana estará na SP Ocean Week 2023 apresentando seus trabalhos em defesa do Projeto de Lei 2524/2022, que tramita no Senado, para promoção de uma nova Economia Circular do Plástico e pela modernização da lei nacional de pesca.

ONDAS LIMPAS NA ESTRADA 

A expedição Ondas Limpas na Estrada é uma iniciativa que tem como objetivo realizar um estudo científico inédito a bordo do Guardião da Costa, um “navio sobre rodas”, percorrendo mais de 17 estados e 300 praias do litoral brasileiro.

 

Seu propósito principal é conscientizar sobre a necessidade de erradicar o lixo marinho em oceanos, rios, cachoeiras e praias, com impacto global. No Brasil, a expedição é patrocinada pela Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, Unifesp e Yatoó Logística Reversa.

A expedição terá duração de 18 meses e já percorreu mais de 6 mil quilômetros em oito estados. Durante esse percurso, serão abordados temas como macro lixo, microplásticos e toxicidade da areia, visando compreender o impacto real dos resíduos e influenciar a implementação de políticas públicas urgentes para inibir a produção, uso e destinação de resíduos plásticos e outros resíduos no Brasil. Em setembro, o Guardião estará em São Paulo, tornando-se um ponto de visitação, com uma área designada para a loja Sea Shepherd Brasil e também servindo como ponto de coleta de resíduos recicláveis.

 

O Guardião da Costa também estará na SP Ocean Week, para visitação.

Captura de Tela 2023-07-24 às 13.39.31.png
logo PGR 02 300dpi_COLORIDO_BackgraundClaro.jpg

PROJETO GOLFINHO ROTADOR

O Projeto Golfinho Rotador, criado em 1990 em Fernando de Noronha, desenvolve ações de pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade com moradores e visitantes do Arquipélago.

 

As pesquisas buscam entender aspectos da ecologia, comportamento e distribuição espacial e temporal dos golfinhos-rotadores. Ações de educação ambiental sensibilizam ilhéus de 2 aos 60 anos.

 

Atua em iniciativas culturais e esportivas, além de estimular a representatividade política dos moradores.

 

O golfinho-rotador desempenha papel fundamental no ecossistema oceânico e contribui para a economia da ilha, pois é foco do turismo de observação. O Projeto Golfinho Rotador, com patrocínio da Petrobras, une crianças, jovens, adultos e todos os bichos dos oceanos formando uma rede do bem, venha fazer parte!

FUNDAÇÃO FLORESTAL  – PARQUE DA LAJE DE SANTOS

A Fundação Florestal é uma instituição ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo. Criada em 1987, a Fundação Florestal apoia, promove e executa diversas ações e programas voltados à conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis.

 

Atualmente, a FF é responsável pela gestão de 119 Unidades de Conservação, das quais 66 são Unidades de Conservação de Proteção Integral (que são as Estações Ecológicas, Parques Estaduais, Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre) e 53 são Unidades de Conservação de Uso Sustentável (que são as Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Florestas Estaduais, Reservas Extrativistas e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável).

 

Dentre essas áreas protegidas, encontra-se o Parque Estadual Marinho Laje de Santos. Criado em 1993, seu objetivo é garantir a proteção dos ecossistemas marinhos. Localizado a cerca de 22 milhas náuticas da costa, a Laje de Santos tem 550 m de comprimento e 185 m de largura máxima. O grande rochedo, praticamente sem vegetação, abriga grande número de aves marinhas, como o atobá-marrom e o trinta-réis, que utilizam o local como área de reprodução e descanso. O parque também faz parte da rota de várias espécies migratórias e é uma importante área de alimentação. Muitas delas protegidas por convenções internacionais, como a baleias-de-bryde, raias-manta e as tartarugas marinhas. 

LOGO PEMLS (1).jpg
PBJ_IBJ_Conjugadas-1-e1688521542952.png
EnricoMarcovaldi_FU4A1014.JPG

PROJETO BALEIA JUBARTE

Criado em 1988 como parte das ações de Implantação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, e visando estudar e proteger a população remanescente de baleias-jubarte do Brasil, à época muito ameaçadas de extinção, o Projeto Baleia Jubarte é o principal programa de trabalho do Instituto Baleia Jubarte, instituição não-governamental sem fins lucrativos dedicada à conservação marinha, fundada em 1996.

 

O Projeto, que é patrocinado desde 1996 pela Petrobras, trabalha em três frentes – pesquisa, educação e políticas para a conservação – para assegurar que a recuperação das jubartes brasileiras continue acontecendo. Atualmente conta com bases físicas na Praia do Forte, Itacaré e Caravelas, Bahia, em Vitória, no Espírito Santo, e Ilhabela, São Paulo, além de outras regiões de atuação.

PROJETO MEROS DO BRASIL

Em mais de duas décadas de trabalho, o Projeto Meros do Brasil tem oferecido os principais subsídios para a recuperação das populações de meros (Epinephelus itajara) e dos ecossistemas marinhos e costeiros associados à espécie que é considerada a maior garoupa do Oceano Atlântico. Cobrindo aproximadamente 1.500 km da costa brasileira, o Projeto está presente em nove estados, por meio da atuação em rede, realizando ações voltadas para a conservação da sociobiodiversidade através da pesquisa científica, educação, comunicação e da arte. As atividades alinhadas com a Década do Oceano e os ODS levam em conta as particularidades de cada território e buscam envolver as comunidades locais, valorizando o seu conhecimento, e toda a sociedade, promovendo equidade de gênero, inclusão racial e de pessoas com deficiência. O Projeto conta com o patrocínio da Petrobras, e, desde 2013 é realizado pelo Instituto Meros do Brasil.

Ações de Comunicação e Educação Ambiental previstas para o evento: Lançamento das publicações “A viagem de Itajara”, livro infantil, e “Guia de consumo responsável de pescados para a primeira infância”. Ações de Educação Ambiental entre essas oficinas de arte, contação de histórias, jogos e brincadeiras.

V1L_PMB.logo_degrade_Vert.1L.[A]_.jpg

REDE BIOMAR

A  Rede  de  conservação  da  Biodiversidade  Marinha,  ou  Rede  Biomar,  reúne  cinco  Projetos  que atuam com  foco  no  oceano:  Albatroz,  Baleia  Jubarte,  Coral  Vivo,  Golfinho  Rotador  e  Meros  do  Brasil, todos patrocinados  pela  PETROBRAS,  por  meio  do  Programa  Petrobras  Socioambiental.  

 

Os  Projetos  convergem  conhecimentos  e  experiências  para  a realização  de  ações  conjuntas,  enriquecidas  por  decisões  previstas  em  um  Planejamento  Estratégico  Integrado. 

Biomar_variacoes_cores-06.png

São  atuantes  na  proteção  de  espécies  e  ecossistemas  marinhos  brasileiros,  e juntos,  ao  longo  de  10  anos,  os Projetos já envolveram mais de 9 milhões de pessoas em ações de  sensibilização  e  educação  ambiental;  produziram  mais  de  720  publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de  seis  Planos  de  Ação  Nacionais;  participaram  de  mais  de  2.230  fóruns  nacionais  e  internacionais  e  geraram  mais  de  7.670  matérias  na  mídia  que  fortalecem  a  importância  desse  trabalho.  A  Rede  BIOMAR  é  hoje  uma  referência  em  ações  de  conservação  em  todo  o  Brasil,  e  nasceu  do  empenho  em  otimizar  os  esforços  institucionais  visando  obter  excelência em projetos de biodiversidade marinha.

SEA SHEPHERD

A Sea Shepherd foi fundada em 1977 pelo Capitão Paul Watson para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais no oceano.

 

Nossa missão é proteger a vida marinha e acabar com a destruição de habitats marinhos. A Sea Shepherd utiliza táticas inovadoras de ação direta para defender, conservar e proteger a biodiversidade de nossos mares e aplicar as leis internacionais de conservação.

Desde os gigantes do mar até as menores criaturas, a missão da Sea Shepherd é proteger todas as espécies marinhas que vivem em nosso oceano. Nossas campanhas têm defendido baleias, golfinhos, focas, tubarões, pinguins, tartarugas, peixes, krill e aves aquáticas da pesca ilegal, pesca insustentável, destruição de habitats e cativeiro explorador. Saiba mais da Sea Shepherd em https://seashepherd.org.br/sea-shepherd-brasil/ 

230310-OLNE-IB-mutirao_de_limpeza_praia_do_porto-06-300x200.png
bottom of page