Para compreender o papel do oceano nas nossas vidas
Muitas pessoas não têm ideia de como nossas ações diárias comprometem a saúde e o futuro do oceano e também não compreendem como um oceano pouco saudável afeta nossa vida cotidiana, mesmo que elas morem a quilômetros de distância do mar. Desconhecemos a importância climática, ambiental, econômica, política e social do oceano e dos mares. Nos falta uma cultura oceânica, que pode ser resumida na compreensão de como nossas vidas influenciam o oceano e como o oceano influencia nossas vidas.
A partir da aprovação um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas voltado para o oceano, o ODS14, uma grande conquista para a comunidade oceânica global, passou a ser uma meta da Humanidade “conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos” e implementar as políticas oceânicas globais necessárias para sustentar ecossistemas oceânicos saudáveis.
Para implementar o ODS-14 e melhorar a compreensão da inter-relação entre o homem e o mar, a Unesco elegeu como uma das estratégias da Década do Oceano o fortalecimento da ocean literacy (alfabetização oceânico) nas escolas, isto é, a introdução de conteúdos sobre o oceano nas grades curriculares, visando criar uma melhor compreensão do papel do oceano nas nossas vidas e uma geração azul – jovens conscientes e engajados na causa da preservação do oceano.
A difusão da cultura oceânica e ações de letramento oceânico são o cerne da Marina Week, precisamente voltada a informar, encantar e engajar os mais variados segmentos de público – dentre eles e principalmente o público escolar dos mais diferentes níveis de ensino – no nosso sonho de um oceano limpo, saudável, produtivo e sustentável