abertura
tributo a iemanjá, a rainha do mar
Auditório Simon Bolívar
Talkshow com personalidades ligadas ao oceano mescladas com apresentações musicais do repertório da MPB sobre Iemanjá e de rituais tradicionais do Candomblé em louvor à divindade, que simboliza o oceano e representa o poder progenitor feminino, a Mãe do Mundo.
Série de 11 painéis em formato de videocasts com renomados especialistas que apontarão caminhos para se atingir as metas da Década do Oceano e garantir um futuro saudável, seguro, produtivo e sustentável para os nossos mares.
Uma série de 11 painéis em formato de videocasts com renomados especialistas que apontarão caminhos para se atingir as metas da Década do Oceano e garantir um futuro saudável, seguro, produtivo e sustentável para os nossos mares.
Uma seleção dos melhores documentários brasileiros sobre o oceano, comentados por especialistas de diversas áreas – biologia, oceanografia, antropologia, ciências sociais etc. – que irão aprofundar a inteligibilidade dos temas abordados.
As diferentes formas de interagir e viver a paixão pelo mar serão tema de painéis com personalidades de destaque em suas respectivas modalidades – mergulho, surf, remo, vela e náutica – com a perspectiva da preservação e sustentabilidade do oceano para sempre.
Parte importante do acervo do Museu Nacional do Mar é a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo, um conjunto de cerca de 240 maquetes que reproduz fielmente e na mesma escala a rica diversidade de barcos de construção artesanal do Brasil e do exterior.
Durante o evento será exposta uma amostra significativa desta coleção, expressão das principais culturas litorâneas do Brasil – jangadeiros, caiçaras e açoreanos.
Inspirar, informar, divertir e engajar: todos os públicos da SP Ocean Week atracam no Cais do Porto, um espaço expositivo repleto de atrações para toda a família.
Stands das ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa oceanográfica, oficinas, apresentações artísticas, palestras, sessões de autógrafos, exposições de fotos, de conchas e de maquetes de embarcações artesanais, lojinha e muito mais.
O consumo consciente de pescado passa pelo entendimento do consumidor sobre as espécies e seus estados de exploração. Assim, com a finalidade de conscientizar e despertar o senso crítico, a Barraca do Peixe atua, desde 2019, trazendo informações importantes sobre sustentabilidade das pescarias, como uma das bases para a Cultura Oceânica.
PALESTRANTES
Cinegrafista e Biólogo Marinho brasileiro, premiado internacionalmente por seu trabalho, busca sempre as melhores histórias que conectam os seres humanos à natureza. Ele se dedica a captar as melhores imagens seja em terra, embaixo d'água ou no ar.
Formado em administração com pós-graduação em gestão ambiental, é gestor do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. ____ Mergulho: Entre raias e meros (Sábado, 02/09 - 10h00)
Oceanógrafa e mergulhadora, atua na conservação da biodiversidade marinha, em especial dos meros. Está à frente do Projeto Meros do Brasil desde 2012. ___ Mergulho: Entre raias e meros (Sábado, 02/09 - 10h00)
Diretor Geral da National Association of Underwater Instructor (NAUI) no Brasil, proprietário da operadora e escola Jornada Sub, instrutor de mergulho das Forças Armadas, com importantes participações na área de mergulho científico, arqueologia subaquática e biologia marinha. ___ Mergulho: Entre raias e meros (Sábado, 02/09 - 10h00)
Cinegrafista e diretor de documentários de natureza, vencedor do Emmy Award em 2013. Diretor de séries e filmes para a National Geographic, disney +, Netflix, BBC, Apple TV+, Discovery e Animal Planet. ___ Mergulho: Segredos da imagem sub (Sábado, 02/09 - 11h30)
Biólogo, doutor em zoologia e especializado em história natural de organismos marinhos. Fotógrafo e divulgador científico, idealizou e coordena o banco de imagens de biologia marinha Cifonauta. ___ Mergulho: Segredos da imagem sub (Sábado, 02/09 - 11h30)
Supervisora de Sustentabilidade e Marketing da Odontoprev Formada em Engenharia Ambiental, com especialização em Sustentabilidade pela UC Berkeley. Possui mais de 8 anos de experiência nas temáticas ambientais, atuando com projetos de impacto. Apaixonada pelo oceano, na Odontoprev Thais foi uma das idealizadoras da Expedição Ondas Limpas na Estrada, estudo científico pioneiro que gerou dados sobre o perfil dos resíduos de todo o litoral brasileiro.
Ciência Viva, Portugal Doutora em Física pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Atualmente é Diretora Executiva da Ciência Viva, co-coordenadora do grupo temático sobre espaço do Ecsite e preside o Advisory Committee on Education da Agência Espacial Europeia (ESA), coordenando o ESERO Portugal, programa educativo estabelecido entre a ESA e a Ciência Viva, e atuando ainda no Pilar “Competências Azuis e Literacia do Oceano” do Plano de Ação do Atlântico 2.0 da União Europeia.
UFABC Bióloga, professora associada na Universidade Federal do ABC, orienta pesquisas em nível de graduação e pós-graduação com educação ambiental marinha e costeira e ciência cidadã.
Secretaria de Educação, Balneário Camboriú Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, doutoranda em Educação, atua em pesquisas de Alfabetização Científica e Cultura Oceânica. É integrante do Comitê pela Cultura Oceânica de Balneário Camboriú e professora efetiva na rede municipal de Balneário Camboriú.
Exploradora e documentarista Instrutora de Mergulho com mais de 5.000 mergulhos logados, médica especializada em Medicina de Expedições em Áreas Remotas e Embaixadora do WWF Brasil, Instituto Rede Mar, Instituto Ecosurf e Ocean Wise.
Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Prefeitura de Itanhaém Bióloga Marinha e pedagoga com MBA em Gestão Ambiental, mestranda em ecologia, assessora de Educação Ambiental na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Itanhaém-SP.