top of page
Oceano
Capa branded content op1 - Ocean Week copiar.jpg

Contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano, valorizando o indivíduo e a diversidade. Este é um dos compromissos da Santos Brasil com o futuro. 
 

Com 25 anos de atuação, a empresa é referência em operações portuárias e logística e signatária do Pacto Global da ONU desde 2013, quando abraçou 13 metas prioritárias que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Frentes prioritárias para a Companhia 

Metas ambientais

O Comitê de Sustentabilidade, composto pela Diretoria Estatuária e alta liderança, define as metas ESG da Companha e acompanha os indicadores de perto. 

Tecnologia como aliada no combate às emissões de GEE

O principal investimento em andamento da Santos Brasil, o projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos – o maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul, no porto de Santos (SP) – está diretamente atrelado às metas socioambientais da empresa e à estratégia de descarbonização que está sendo desenvolvida.  
 

Como estratégia de redução do uso de combustíveis fósseis nos equipamentos da empresa, oito guindastes elétricos, pioneiros no país, já foram comprados e chegam até o final do ano no Tecon Santos. 
 

A inteligência artificial tem sido cada vez mais usada para soluções que gerem ganho real em eficiência energética. É o caso do sistema que permite a redução de tempos e movimentos da frota de caminhões dentro do pátio do terminal de Santos. 
 

O processo contínuo de renovação dos caminhões por modelos mais modernos e mais eficientes, também contribuirá para a redução na geração de gases poluentes no longo prazo.

Banners SB - Ocean Week_05-Tec.png

Energia Renovável

A Santos Brasil zerou a pegada de carbono de escopo II nas suas unidades em Santa Catarina, Pará e São Paulo, com a aquisição do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), que assegura que 100% da energia utilizada para o funcionamento da Companhia nestes locais será disponibilizada no sistema nacional de energia, de maneira proporcional, como energia renovável. 

carbono.jpg

Água, um recurso essencial

Para controlar o consumo de água, a Santos Brasil adotou a internet das coisas (IoT) nos hidrômetros do Tecon Santos, sua maior operação. Por meio da telemetria, monitora, em tempo real, as variações de consumo, identifica possíveis vazamentos e adota medidas corretivas de forma ágil. 

Banners SB - Ocean Week_07-N agua.png

O terminal de Santos conta também com estação de tratamento de efluentes para água de reuso, com captação da água da chuva e com uma estação de tratamento de efluente de oleosos.

Reciclagem e economia circular

O conceito de economia circular vem ganhando força na empresa, com o crescimento da reciclagem e estímulo ao rebuilding in house.
 

Todos os resíduos gerados na Santos Brasil são segregados na fonte e armazenados em recipientes coletores devidamente identificados. Os resíduos de papelão, plástico, sucata ferrosa, vidro e madeira são enviados para reciclagem. Sob a frente de logística reversa, são recuperados integralmente baterias automotivas, pneus de frotas e equipamentos e óleos lubrificantes, que retornam ao ciclo produtivo. 

Banners SB - Ocean Week_08-N residuos.png

No terminal de contêineres de Santos, um biodigestor realiza a decomposição dos resíduos orgânicos alimentares e os transforma em água cinza.

Banners SB - Ocean Week_09-biogestor.png

O Projeto Chega de Plástico, criado para substituir os copos plásticos utilizados em todas as unidades com a adoção da utilização de garrafas e canecas entregues para todos os funcionários e terceiros, reduziu o consumo de copos descartáveis em 54%.

Foco na Educação - Academia da Sustentabilidade

A educação ambiental é outra frente de atuação fundamental para a Companhia.
 

Funcionários e outros públicos são frequentemente envolvidos em ações para a sensibilização sobre temas ligados a ESG.  
 

Por meio da Academia da Sustentabilidade a empresa promove fóruns, palestras e aulas; e também desenvolve projetos especiais.
 

É o caso do projeto de coleta e reciclagem dos resíduos decorrentes do movimento das marés que se acumulam perto das moradias em Guarujá, realizado junto à comunidade do entorno do Tecon Santos. 
 

A ação envolveu a equipe de especialistas em sustentabilidade da Santos Brasil, que promoveu aulas on-line e presenciais mensais sobre a diferença entre os tipos de plásticos e avaliou os destinos mais rentáveis para os materiais coletados pela comunidade. 
 

O resultado foi a retirada de mais de 1,5 tonelada de resíduo. O material foi separado, higienizado e vendido e o dinheiro arrecadado destinado a uma entidade social local. 

A Santos Brasil firmou parceria com a Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann – que conta com uma expedição náutica com apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – e tem a missão de conscientizar a sociedade sobre a invasão do plástico e micro plástico no oceano, mobilizando pessoas, empresas e governos para a mudança de hábitos.

 

A parceria entre Santos Brasil e Voz dos Oceanos acontece em um projeto piloto que tem a educação para a cultura oceânica e a cidadania como base para a grande transformação desejada.

 

O projeto abrangerá cinco escolas públicas do Guarujá, onde a Santos Brasil opera o Tecon Santos, e impactará diretamente pelo menos 2,9 mil alunos e 50 educadores da região. Para além do ambiente escolar, mais de 10 mil pessoas devem ser indiretamente impactadas nas
comunidades do entorno de um dos principais polos portuários da América Latina, o porto de Santos.

bottom of page